Pra quem gosta: conheça as regras do Streetball

regras

Regras de streetball para meia quadra:

1. Contagem de pontos

1.1 Qualquer cesta dentro da área de 3 pontos valerá 1 ponto (um ponto).
1.2 Qualquer cesta feita com arremesso fora de área de 3 pontos valerá 2 pontos (dois pontos).1.3 Ao termino do jogo, as faltas serão computadas e cobradas em lance livres.
1.3.1 Falta sem cesta – cada falta acumula DOIS lances livres para equipe ao termino da partida.
1.3.2 Falta com cesta – cada falta acumula UM lance livre para equipe ao termino da partida.

2.Tempo de posse e jogo

2.1 Cada partida terá a duração de 20 minutos (vinte minutos) ou vinte e um (21) pontos.
2.2 Não há limite de posse de bola.

3.Regras gerais

3.1. Cada vez que a posse de bola se alternar, o detentor da mesma, deve “limpar a jogada” levando a bola para fora da linha de 3 pontos.
3.2. O atleta pode conduzir, andar ou cometer infrações quando estiver com a posse de bola desde que não utilize estes dribles para partir para a cesta ou finalizar com arremesso.
3.3 O espírito da desportividade (fairplay) deve ser sempre colocado em primeiro lugar, respeitando a integridade física e moral do adversário . Cabendo punição aqueles e a suas equipes que não cumprirem esta norma.

Estas regras já foram utilizadas com muito sucesso, tornando o jogo alem de competitivo, mais dinâmico e descontraído, sem perder o seu carater de formação educacional e social que é inerente ao basquetebol como esporte, em torneios no Brasil, Dallas-US e Harlem-US.

* Elaboração: Alberto Bial – Head Coah da LUB

Regras de streetball para quadra inteira

1. Tempo de jogo e posse

1.1. O jogo terá quatro períodos, sendo que cada período terá 12 (doze) minutos corridos de duração. Com intervalos de 5 e 10 minutos entre os quartos.
1.2. Tempo de posse de bola por ataque será de 30 segundos.
1.3. Tempo para se cruzar a linha média será de 10 segundos.
1.4. O atleta poderá permanecer mais de 5 segundos com a posse de bola desde que neste período esteja praticando algum movimento específico do Streetball.

2. Regras específicas para aplicação dos dribles

2.1. Cada movimento de Streetball terá duração máxima de 3 segundos, após este período será computada uma infração.
2.2. O “drible” poderá ser usado apenas na finta, na construção da jogada. Na passada para bandeja ou em qualquer outro movimento que vise a cesta, qualquer movimento fora do basquete tradicional será considerado uma violação.
2.3. Será considerada falta de ataque qualquer contato físico mais violento aplicado pelo atacante sobre defensor, na tentativa de aplicar o drible.

As demais regras do basquete de quadra ficam mantidas até segunda análise, podendo ser alteradas, de acordo com as necessidades e desenvolvimento do esporte.

Glossário

Ala – jogador que normalmente recebe a bola do armador, atua mais pelas laterais da quadra.
Andar – violação marcada quando o jogador que está com a posse de bola dá mais do que dois passos sem levá-la ao chão. Outra situação em que a violação pode ser marcada é quando a pessoa recebe a bola, permanece com ela por mais de um segundo e então, sem quicar a bola, dá dois passos.
Armador – esse é o jogador que dirige o time e é quem fica mais tempo com a bola nas mãos; é o armador que passa as ordens do treinador para o time, além de organizar jogadas ofensivas e realizar os contra-ataques.
Arremesso – tentativa de marcar pontos jogando a bola na cesta.
Assistência – um passe dado a um companheiro que resulta em cesta.
Ballers – jogadores de basquete de rua que não visam só pontuar, mas sim tirar onda e aturdir o adversário.
Bandeja – neste texto, o arremesso em que o jogador se aproxima bastante da cesta, apenas “largando” a bola, com ou sem o uso da tabela.
Bola ao ar – bola jogada ao alto pelo árbitro para que dois jogadores adversários possam começar ou recomeçar o jogo.
Bola Presa – ocorre quando dois jogadores pegam a bola ao mesmo tempo, e nenhum deles está disposto a soltá-la. Então, o árbitro efetua a “bola ao ar” para que o jogo continue.
Caneta – jogada característica como no futebol. O jogador joga a bola entre as pernas do adversário.
Cesta de três – arremesso que vale 3 pontos e que tem de ser executado antes da linha do três, que fica a 6,25m da tabela. Na NBA essa distância é de 7,24m.
Corta-luz – ocorre quando um jogador coloca-se à frente de um adversário impedindo que este marque um companheiro de sua equipe.
Crossover – quando o jogador que está com a bola a quica de um lado para o outro, usando uma mão e depois a outra.
Enterrada – jogada em que o atleta toca ou até se agarra ao aro depois de “enfiar” a bola na cesta, ou “socar” a bola na cesta com uma ou duas mãos.
Hurrycane – passar a bola com a mão direita entre as pernas, só que por trás, até o lado esquerdo. O balanço da jogada faz com que ela pareça uma dança.
Jump shot – em posição de equilíbrio, o jogador flexiona as pernas, pula e arremessa no ar.
Linha de lance livre – a linha que marca o lugar no qual os atletas devem arremessar a bola quando sofrem faltas passíveis de lance livre.
Linha dos três pontos, linha de três – um arco na quadra feito a 6,25 m da cesta; os arremessos feitos detrás dessa linha valem três pontos. Na NBA essa distância é de 7,24m.
Pivô – posição usualmente ocupada pelo maior jogador da equipe, que joga pelo meio do garrafão, é o centro das jogadas de ataque e o principal responsável pelos rebotes.
Ponte aérea – um jogador joga a bola para o alto e perto da cesta. Um outro jogador da mesma equipe pega a bola (no ar) e enterra. É lindo!
Rebote – recuperação de uma bola que bateu na tabela (placa retangular que sustenta o aro) e não entrou na cesta. Pode ser tanto no ataque quanto na defesa.
Recuperação – ocorre quando um jogador rouba a bola do adversário e inicia um ataque.
Trotters – os Globetrotters, saudoso time de exibição do basquete-arte.

Fonte: Liga Urbana de Basquete